Nesta série de artigos vamos detalhar os principais tópicos e dúvidas sobre esta modalidade de trabalho muito comum na área da saúde, o plantão médico!

O que é o plantão médico?

O plantão médico é um regime de trabalho em que o profissional precisa estar disponível por uma quantidade maior de horas ininterruptas (12 a 24 horas), normalmente atuando em unidades de pronto atendimento e emergência.

Qual a duração do plantão?

A escala de plantão médico varia em função da demanda, especialidade e da região de atuação.

Os formatos mais comuns de organização plantões médicos são em horários alternados de 12 horas de trabalho com 36 horas de repouso, 24 horas de trabalho por 48 de repouso. Para a maior parte dos Conselhos Regionais o plantão é um período de 12 horas contínuas, com o máximo de 24 horas contínuas.

A organização da escala é feita nas unidades baseado na disponibilidade dos profissionais da unidade e da necessidade de atendimento e serviço.

Quais os tipos de plantão?

O médico plantonista é responsável pelo pronto atendimento de urgência e emergência em hospitais e unidades que precisam prestar assistência contínua aos pacientes. Os formatos mais comuns são Pronto Socorro, UTI e Enfermaria:

Pronto Socorro: em geral são compostos por médicos plantonistas que atuam em sala de emergência (atendimento imediato) na chegada do hospital e no atendimento de observação (aguardando por vaga de enfermaria ou UTI).

UTI – Unidade de Terapia Intensivo: são compostos por médicos plantonistas que tratam de casos graves que requerem equipe especializada para tratamento. As salas de UTI podem ser classificadas pelo tipo de paciente, por exemplo as UTIs Adulto, Pediátrica, Pediátrica Mista, Neonatal. Outra forma de classificação é pelo tipo de especialidade, como por exemplo as UTIs Cardiológica, Cirúrgica, Neurológica e etc. As salas de UTI são ambientes com maior grau de controle de pacientes e de especialidade de recursos.

Enfermaria: são compostos por médicos e enfermeiros para procedimentos simples e monitoramento e reporte ao médico residente a respeito da mudança no estado dos pacientes.

Quais as áreas mais requisitadas?

Pelo tipo de esforço que demandam dos seus profissionais, algumas áreas são mais requisitadas para os plantões médicos. São elas:

Neurologia: A especialidade trata desde casos mais leves se tratando de consulta neurológica sem agendamento prévio até casos graves como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), sendo assim é fundamental o plantão de neurologia em unidades de saúde especializadas.

Cirurgia Geral: O plantão de cirurgia geral atua em abordagem por procedimentos cirúrgicos como cirurgia abdominal, videolaparoscopia e cirurgia do trauma.

Anestesiologia: A especialidade de anestesistas é de extrema importância se aplicando em diversas unidades te UTI e emergência tanto para casos cirúrgicos como em exames diagnósticos.

Pediátrico: O plantão pediátrico e de cirurgiões pediátricos atua no atendimento de urgência para unidades de UTI e emergência pediátrica e neonatal.

Ginecologia e Obstetrícia: Estas especialidades atuam em modalidade de plantão em unidades de pronto atendimento acompanhando a paciente durante a gestação e pós parto.

Ortopedia e Traumatologia: A especialidade de ortopedista e traumatologista é essencial nos plantões emergência, para atendimento de acidentes urbanos e domésticos, como acidentes de trânsito, atropelamentos, quedas, etc.

Cardiologia: O plantão de cardiologia é fundamental em unidades coronariana para tratamento de pacientes com problemas cardíacos de alto risco e necessitam de cuidados intensivos e monitoramento 24h.

Nos próximos artigos vamos falar sobre formas de ser um médico plantonista, valores de remuneração para médicos plantonistas e também questões legais e contratuais que precisam de atenção!